Arte

TAGV recebe CMUC para concerto que busca “traçar caminhos” entre o cinema e a música

O evento “Pelos caminhos da 7ª arte” que faz parte da 21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC) teve lugar quarta-feira, 13 de março, e faz parte de um conjunto de espetáculos que decorrem de primeiro de março a 12 de abril.

Seguindo o conceito “Caminhos”, tema proposto da SCUC, o Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC) apresenta em conjunto à Secção de Fado da AAC e ao Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra “peças de bandas sonoras do cinema, num caminho interartístico duplo: espacial, porque abarcou o cinema nacional e internacional, e temporal, porque foram interpretadas peças de várias décadas”, como definiu Ana Margarida Simões, presidente do CMUC.

O Coro que conta com a participação de 35 integrantes, além de um pianista e um maestro, interpretou durante uma hora temas de filmes da Disney, assim como músicas de “Senhor dos Anéis” e do longa-metragem português “Verdes Anos”, com participação especial da Secção de Fado da AAC. Ana Margarida Simões lembra que o Coro por diversas vezes atua em conjunto com outros grupos “de forma a enriquecer os seus concertos e a mostrar um pouco da potencialidade do que é feito no meio musical atualmente”. A Presidente do Coro Misto avalia como “interessante” a presença do Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra nos temas da Disney, uma vez que “torna pleno este imaginário da nossa infância”.

Ana Margarida Simões ressalta ainda a importância da participação do CMUC na Semana Cultural e considera “um privilégio poder dinamizar a música e a cultura dentro da Universidade de Coimbra e da própria cidade”, fazendo referência ao “poder de incutir na comunidade estudantil o gosto e o interesse pela Arte e pela Cultura, concretamente através da Música”.

A Semana da Cultura que ocorre até 12 de abril busca integrar a comunidade local a atividades “abrangentes e diversificadas”, que vão de exposições, exibições cinematográficas a workshops.

Fotografias Tom Barth

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *