Dois pontos

Dois Pontos #3: o artigo 13º. (agora 17º.) foi aprovado. É o fim da internet?

Um tema, dois pontos de vista. Esta rubrica semanal do Parágrafo compromete-se a trazer duas opiniões sobre um caso da atualidade mediática. A polémica diretiva de direitos de autor foi aprovada na passada terça-feira. Uma semana depois, trazemos duas visões sobre o artigo 13º. (atual 17º.), que tem sido motivo de grande polémica.

Sofia Colares Alves | Paulo Spranger/Global Imagens

Viver em liberdade não significa só respeitar os que produzem conteúdos (incluindo os youtubers). Significa também que temos de ser responsáveis e filtrar a informação que nos é apresentada. Esta polémica não tem nada que ver com «censura», nem com o «fim da Internet». Na verdade, só confirma o que já sabemos: uma informação errada, ainda que partilhada 1500 vezes, não passa a ser verdade.

Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal
Wuant | Via Youtube

Provavelmente, a Google deixará de existir como existe neste momento na União Europeia. Redes sociais como Instagram, Facebook, WhatsApp, o que seja, vão levar restrições e provavelmente poderão ser bloqueadas. E muita gente está a dizer que este é o fim da Internet e eu concordo.

Wuant (Paulo Borges), youtuber português

Fotografia Reuters

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *